Português (Brasil)

Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) zera ICMS de alimentos essenciais

Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) zera ICMS de alimentos essenciais

Medida deve beneficiar quase 3,3 milhões de piauienses

Compartilhe este conteúdo:
11 de janeiro de 2025, por Análise Política
 
 

Rafael Fonteles (PT), governador do Paiuí, decidiu implementar uma medida fundamental para a população que governa: zerar o ICMS (Imposto sobre Circulação sobre Mercadorias e Serviços), através do Decreto 23.517, de dezessete alimentos básicos e reduzir em 12% para 7% de outros sete.

 

A lista de alimentos com imposto zerado inclui arroz, feijão, carne de aves em geral, como frango, caprinos, ovinos, ovos, leite fresco e pasteurizado, farinha de mandioca, flocos, farinha e fubá de milho e de arroz, fava comestível, goma e polvilho de mandioca, hortaliças, verduras, frutas frescas e sal de cozinha.

 
Já a redução de 12% para 7% valerá para o café, carne bovina e suína, óleo de soja, margarina e creme vegetal, pó para bebida láctea até 200g e leite em pó.
 
A medida começa a valer a partir do dia 1 de abril.
Tarifa Zero no metrô
 
Além da redução tributária de alimentos, o governador também zerou a tarifa do metrô de Teresina, indo na contramão do resto do país. Em São Paulo, por exemplo, o metrô acumula 18% de aumento em 2023 e 2024.
Em parceria com o governo Lula, o Piauí conseguiu investimentos de 520 milhões da Caixa Ecômica para a expansão do transporte metroviário, beneficiando 480 mil passageiros por mês, somentena capital.
 
Popularidade
 
Em pesquisa de outubro de 2024, do Instituto Amostragem, Rafael apareceu vencendo 4 adversários diferentes na próxima eleição do governo estadual, em 2026. Todos do PP e com larga vantagem. Contra Ciro Nogueira, o governador venceria com 77%. Gracinha Mão Santa perderia por 83% x 17%. Jael Rodrigues, 84% x 16%. E Samantha Cavalca, 90% x 10%.
Os numérios são muito claros e mostram a população avaliando muito bem as medidas do político petista, de apenas 39 anos, o governador mais jovem do Brasil e pela primeira vez em mandato eletivo.
 
Inteligente, bom orador, carismático e mestre em matemática, Rafael surge como boa alternativa de renovação nacional para o Partido dos Trabalhadores no futuro, num momento em que o presidente Lula caminha para a sua provável última disputa eleitoral. O Nordeste, mais uma vez, revela bons quadros para a política brasileira.
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário